Certificação Ocupacional

Modelo de Gestão

O modelo de gestão do Processo de Certificação Ocupacional se utiliza da seguinte estrutura:

1. Coordenação Geral;

2. Comitê Técnico de Certificação;

3. Comissão de Conteudistas;

4. Equipes de Trabalho.

Coordenação Geral: composta pela equipe interna da Unidade Central de Recursos Humanos, da Secretaria de Planejamento e Gestão, sendo a maior instância de decisão referente às certificações. Sua principal atribuição é traçar as orientações metodológicas para desenvolvimento dos trabalhos em todas as etapas; arbitra também as negociações com os organismos certificadores.

Comitê Técnico de Certificação: formado por um representante da Unidade Central de Recursos Humanos, que será seu presidente, dois representantes do Órgão Setorial de Recursos Humanos da Pasta solicitante e um representante de cada área a que pertence o cargo em comissão ou função de confiança a ser certificada.

Ao Comitê Técnico compete:
I - Deliberar e decidir sobre as propostas gerais apontadas pelo Organismo de Certificação ;
II - Acompanhar e validar todo o processo de certificação;
III - Proceder à elaboração, publicação, comunicados e informativos relativos ao processo sob sua responsabilidade;
IV - Identificar dirigentes e servidores das organizações envolvidas no Processo de Certificação para compor Equipes de Trabalho.

Comissão de Conteudistas: grupo de especialistas nas matérias referentes ao conteúdo programático de cada Categoria de Certificação, indicado pelo Comitê de Certificação com atribuição de estruturar o conteúdo programático, fazer a indicação bibliográfica, definir a escala de níveis de conhecimento e elaborar as questões para a formação de um banco de questões. Tem como integrante 1 membro da Coordenação Geral, com a finalidade de acompanhar os trabalhos realizados pela comissão e garantir o alinhamento do produto a ser entregue com os objetivos de cada certificação.

Equipes de Trabalho: são equipes formadas temporariamente com objetivos específicos. Em sua formação constam profissionais de diversas áreas, inclusive servidores ocupante de cargo em comissão, função ou emprego de confiança.

Voltar